O livro Anjo de Papel é uma sugestão bem interessante para fazer contação de história através das sombras.
Sinopse ( Fonte editora Autores Associados)
Anjo de papel é um relato encenado com a técnica de teatro
de sombras e transparências, e conta a história de Clara, uma velha mulher que
vagueia sozinha entre pilhas de papel amontoado na beira da cidade.
Ela revira o lixo procurando retalhos de papel que logo
utiliza para dar forma a seus sonhos. Todas as noites, Clara recorta centenas
de silhuetas com sua tesoura a fim de atenuar sua solidão. Em um de seus
passeios matutinos, a senhora assiste à queda de um anjo. O pequenino é de
papel e tem uma asa quebrada. A mulher decide cuidar dele até que sare e possa
voltar a voar. Assim, entre cuidados e insônias, vai crescendo uma amizade que
mudará seus destinos para sempre.
O Instituto Pró-Livro no último mês de março lançou a pesquisa Retratos da Leitura 2011 e mostra um comparativo em relação a mesma pesquisa de 2007.
Os dados mostram um comparativo em relação alguns gêneros literários e mostra uma queda em todos.
As análises podem ser feitas em várias vertentes, mas devemos discutir e criar formas para que o hábito da leitura seja criado nas crianças.
A melhor forma de se criar o hábito da leitura é a professora incentivar como uma coisa prazerosa e não como obrigação.
Eu não tenho menor dúvida de que um país civilizado é construído à partir de leitura.
Veja o resultado da pesquisa e tire suas conclusões:
Uma velhinha morava na roça e tinha muita vontade de viajar, mas não tinha dinheiro para ir de avião nem tinha caminhão, então resolveu fazer um balão. Neste livro, a autora brinca com as palavras e com as situações numa viagem de balão, tão engraçada e maluquete quanto a própria velhinha.
Escolas( Pessoas) interessadas em convidar para palestras sobre a importância da leitura ou Feiras de livros, por favor entrar em contato através do e-mail igorcollaro@gmail.com
Estou escrevendo este post pois algumas professoras andaram me perguntando.
Grato,
Igor Collaro
Ruth Rocha mais uma vez de forma lúdica e bem-humorada entra no universo infantil e com um divertido jogo de palavras, enriquecido pelas ilustrações criativas e também divertidas da premiadíssima Mariana Massarani, trata de mais um medo. Medo do novo. Mudanças, desde as simples, na maioria das vezes, exigem disposição, coragem. Situações novas sempre assustam. Mudar de casa, mudar de rua, mudar de turma, mudar de escola, mudar de hábito e tantas outras mudanças. Quem tem medo de provar um prato que nunca comeu? E pensar... Será que isso é bife de gato? Quem tem medo de cortar o cabelo e ficar com cara de pesadelo? Quem é que tem medo de aprender inglês, aprender a nadar ou a falar francês? De rima em rima, a autora transforma o grande e enorme medo do novo em um medinho de nada.
Sugestão para o professor ( texto da Brinque-Book)
Esta é uma história carinhosa sobre uma criança testando os limites de sua independência e sobre uma mãe que prova tranqüilamente que o amor materno é incondicional e eterno. E se torna ainda mais cativante por se passar no extraordinário cenário ártico, cheio de animais emocionantes como baleias, lobos, papagaios-do-mar e cães de trenó. Seu texto lírico é complementado por um belo e detalhado glossário que explica a vida no ártico, apresentando uma cultura nova e diferente.
Propostas de atividades:
1- Promover uma pesquisa e montar um painel sobre:
- A vida dos esquimós
- Os diferentes povos existentes no nosso planeta
2- Identificar num mapa-múndi e num globo a região onde se passa essa história (Ártico).
3- Fazer um levantamento das palavras diferentes que aparecem na história. Em seguida, pesquisar no glossário do livro o que significam essas palavras.
4- Analisar as diferenças de vida entre os esquimós e nós (alimentação, vestimenta, clima, tipo físico, animais etc).
Clássico da literatura infantil que vem atravessando gerações, o livro Reinações de Narizinho reúne seis das onze histórias que começaram a ser escritas por Monteiro Lobato, em 1920, e levaram cerca de uma década para ficarem prontas.
Neste livro Narizinho, a neta de Dona Benta, visita o Reino das Águas Claras e leva com ela a boneca de pano Emília. Com a chegada de Pedrinho, o primo da menina do nariz arrebitado que veio passar férias no Sítio do Picapau Amarelo, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.
Estamos disponibilizando o livro Princesa Gigica Canjica no Mundo Perdido dos Livros na página do Facebook https://www.facebook.com/LiteraturaInfantil em sua loja virtual.
Acompra é feita pelo sistema PayPal que é seguro.
Qualquer dúvida estou à disposição!!!