Anúncio:

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sugestão de Leitura para professores: Corpo a corpo com texto na formação do leitor literário

Livro: Corpo a Corpo com texto na formação do leitor Literário

Eu acabei de ler  Corpo a Corpo Com Texto  Na Formação do Leitor Literário, sugiro como ferramenta para os professores pois o livro apresenta como a literatura pode ser transformada em algo prazeroso e não como obrigação escolar.

Sinopse:


“No lugar de ser objeto de prazer e de permitir o desenvolvimento espiritual, a literatura transformou-se em problema, complicação, objeto de temor (...). Exigida a leitura de alguns livros em vestibulares como o da Unicamp, USP, UNESP, rapidamente surgem resumos e facilitações em alguns sites para “ajudar” o estudante. Declaradamente são resumos que só servirão para quem tiver lido os livros”

“E como favorecer a experiência no ato de leitura, se existe uma tendência ao engessamento, à automação das ações, e o temor do texto, da dificuldade (fantasiada) do texto, cuja dificuldade reside em sua beleza, no uso impar da linguagem?”

“A experiência é feita de recolha de experiências paralelas no passado e se lança para o futuro. Mescla cansaço, despertar, luzes, cores, promessas. Disto é feita a literatura. Mas para tal é preciso estar aberto e de corpo presente, diz Eliana. E assim, ela caminha entre nuances importantes do tempo, da informação e experiência, da leitura como ato vivo, quente, que se dá no presente da leitura.”

“Propõe a variação, o desafio, o enfrentamento com o texto, que não é nem óbvio, nem fácil, precisando ser recriado a cada vez, quer pela vocalidade poética, quer pela leitura silenciosa, porém intensa, atenta a cada brecha, a cada percalce, vendo-os como desafios ricos a liberarem associações de sentido. A leitura é transformada em experiência estimulante e inquietante.” Suzi Frankl Sperber





Autora: Eliana Kefalás

Nº de Páginas: 160 pgs

Nº da Edição: 1ª edição (2012)

ISBN: 978-85-7496-293-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário