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segunda-feira, 18 de junho de 2012

História de Amor na Sala de Aula: Ensino na Ilha de Marajó


História escrita e enviada pelo professor Giba


Sou conhecido pelos meus alunos e colegas professores, como profº Giba.Sou professor e pesquisador de História, trabalho em um colégio Presbiteriano.

Mas a minha história de amor na sala, foi levar ao conhecimento dos meus alunos a Ilha de Marajó

No ano passado realizei um intercâmbio com um pesquisador e Historiador da Ilha de Marajó : Admarino Junior . Foram 06meses de troca de pesquisa e relatórios.

E numa dessas pesquisas, ficamos sabendo que o Historiador Admarino Junior viajou para ribeirinhos da Ilha de Marajó e nos relatou quando esteve na Ilha do Marajó observou na vida destes povos um contraste bem interessante. Existem aqueles que estão numa situação difícil para sobreviver, não possuem quase nada, apenas uma simples moradia semelhante a uma palafita e que dependem exclusivamente dos recursos naturais. Existem também, aqueles que vivem em condições melhores com casa de madeiras mais estruturadas e até com energia elétrica.

No entanto, todos enfrentam grandes problemas com a questão da saúde, haja vista que os casos de malária são intensos e a assistência a saúde das cidades mais próximas são precárias que deixa a situação alarmante.

Após essa aula, levei meus alunos a analisarem sobre falta de professores na escola ribeirinha

A qual o históriador nos respondeu:

-  Essas escolas possuem uma peculiaridade de funcionamento que se diferencia de outras estruturas escolares e por isso merecem ser pensadas de forma diferenciada.

Em certa viagem acabou conhecendo duas escolas ribeirinhas, observando suas condições e dialogou com professores sobre algo semelhante ao que poderia ser feito para mudar esse quadro de precariedades das escolas. A partir daí tirou algumas conclusões que é pertinente serem colocadas aqui.

Os alunos e professores precisam de barcos para locomover no trajeto de suas casas para escola e vice-versa, pois muitos alunos moram longe da escola e não conseguem chegar a tempo das aulas e, também, precisam de uma escola adequada para desenvolverem seus trabalhos com salas, carteiras e merenda escolar em funcionamento.

Em segundo lugar, uma questão que tem sido bastante discutida é sobre a formação de professores. Muitos professores que trabalham nessas escolas possuem apenas o antigo Magistério como formação básica. Poucos possuem cursos superiores e condições materiais de prosseguir os estudos. Com isso os governantes deveriam promover programas de capacitação para qualificar esses professores. Infelizmente não é o que ocorre e aqueles que trabalham, se dedicam não conseguem estabelecer algo diferente na sala de aula porque estão carentes de formação.

Portanto, se estas questões estruturais fossem cumpridas e colocadas em prática, tenho certeza que melhoraria muito a educação de nossas crianças ribeirinhas.

Aprendemos muito sobre a Ilha de Marajó com o historiador Admarino Junior

O que citei acima, foi uma pequena parte do intercâmbio, que foi significativo de mais a mim e aos meus alunos .



Segue o link de umas das viagens do Historiador e pesquisador Admarino Junior

http://neogoliardos.blogspot.com.br/2011/01/remanescentes-de-quilombos.html 


Interessados em ter sua história no blog,enviar para e-mail : igorcollaro@gmail.com.

3 comentários:

  1. Boa noite Igor, obrigado pelo espaço na divulgação da História de Amor na sala de aula.
    Avisarei meus alunos para que acessam seu blog.
    Abraço!
    Profº Giba.

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    Respostas
    1. Boa Noite Prof. Giba,
      Obrigado você por acrescentar com meu bloG!!
      Ótima noite

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  2. Oi Igor como vai, tudo bem?
    Eu vou bem e na correria aff..

    Muito bom a história do professor Giba, eu sei o quanto ele ama o que faz.
    Grande beijo

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